Osteopatia Pediátrica
É uma terapia manual holística, cujo principal objetivo é corrigir as alterações músculo-esqueléticas apresentadas no pós parto e durante o crescimento do bebé, para que mais tarde, durante a adolescência e idade adulta, não surjam consequências ou compensações maiores.
O ênfase do tratamento é dado à osteopatia craniana devido, à sua influência nas funções fisiológicas do corpo. As técnicas aplicadas são adaptadas à anatomia da criança e não originam dor ou desconforto.
Através da recuperação do movimento respiratório primário, as compressões cranianas ocorridas durante o parto, durante a vida intra-uterina ou ainda ocorridas depois do nascimento, desaparecem ou são minimizadas, restabelecendo-se assim, a saúde da criança . Não trata apenas a sintomatologia mas, essencialmente, corrige os desequilíbrios estruturais, restituindo a função mecânica do corpo, sendo que, quando mais cedo os desequilíbrios forem detetados, maior será a eficácia dos tratamentos.
Oferece um melhor resultado nos primeiros dois anos de vida, mas as crianças mais velhas também podem ser bastante beneficiadas.
Em que situações pode atuar?
- Crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem, concentração, atraso geral do desenvolvimento;
- Alteração na capacidade de sucção;
- Choro frequente;
- Hiperatividade;
- Otites;
- Cólicas;
- Obstipação;
- Refluxo gastro-esofágico;
- Alterações do padrão do sono;
- Torcicolos congénitos e posturais;
- Alterações e assimetrias crânio-faciais (plagiocefalias, braquicefalias, escafocefalias);
- Alterações da postura do bebé deitado e sentado;
- assimetrias na distribuição do tonus muscular, na posição de sentado, gatinhar ou marcha,
- Diminuição da coordenação motora;
- Infeções respiratórias recorrentes;
- Dores de cabeça;
- Desequilíbrio das curvaturas da coluna;
- alteração de alinhamento dos membros inferiores;
- Alterações do plexo braquial.
Contra-indicações:
- Fraturas recentes;
- Estados febris;
- Doença oncológica;
- Doença reumática.
As sessões de Osteopatia são realizadas uma vez por semana ou uma vez de duas em duas semanas, porque o organismo necessita de tempo para se adaptar após intervenção e não requer uma intervenção diária para diminuir a dor ou prevenir/tratar lesões.
Em suma, os bebés e as crianças têm por vezes alterações físicas para as quais os pais não estão suficientemente alertados e que, apenas são detetadas nas consultas de Pediatria, motivo pelo que a estreita colaboração entre Pediatras e Osteopatas é muito importante.
Duração: 30minutos
Por sessão: 20.00€